sexta-feira, 4 de julho de 2008

Eclipse Ganymede - First Impressions

Para quem ainda não sabe o Eclipse Ganymede, ou Eclipse 3.4 foi lançado há umas 2 ou 3 semanas atrás, com muitos bugfixes e novas features bem legais.
Para quem não sabe o porque do nome Ganymede, este nome vem de uma Lua (satélite) de Júpter, a maior delas. Para quem não sabia o porque dos nomes anteriores, Callisto e Europa, estas também são luas de júpter.

Depois desta histórinha, quero elogiar o pessoal do Eclipse por uma feature principal, um download específico para Linux AMD 64. Ieiii!
Outra coisinha bem legal e simples foi a alteração do arquivo eclipse.ini, coisinha simples e prática. A alteração dos parâmetros de memória, uma das coisas que sempre qeu baixava uma versão do eclipse tinha que alterar, agora não preciso mais =) ieeeiii².

Bom, esta é mais uma versão sem muita alteração na plataforma em sí, mas em correção de bugs e novas funcionalidades, e "embelezamento".

Bom, falando de coisas um pouco mais práticas e técnicas, o esquema de Install/Update do eclipse ficou um pouco diferente mas ficou melhor. Agora você consegue saber exatamente o que tem instalado no seu eclipse as versões e consegue fazer revert de instalações. Tá eu sei que isso já existia, mas era bem ruinzinho de se achar naquilo, hoje está bem melhor esta parte.

Você também consegue pesquisar dentro dos "update sites" configurados por plugins, apenas digitando uma palavra chave. Ficou bem bacana. Porém, eles bem que podiam integrar o Plugin do Subclipse nativamente já. SVN já deve ser o controlador de versão mais usado, mas o eclipse só vem nativamente com CVS, e acredito eu, que o Subclipse deva ser o plugin mais usado para isso, porém eles tem um projeto incubado que é um plugin para SVN, mas pelo jeito ainda não está pronto.

Bom, pelo que vi no site do eclipse, houve grandes melhorias em Regex dentro da IDE, em todas as opções de busca, Import/Export de Launch Configurations. Se você possuia aquelas configurações bizarras para algumas aplicações, agora vc não precisa mais abrir os dois eclipses (o velho e o novo) e ficar copiando uma para a outra, basta exportar e importar =)

Outra feature bem bacaninha é o esquema de mostrar o caminho e pacote do arquivo que você está editando. Isso evita muitas merdas, principalmente se você é acostumado como eu a abrir arquivos através dos atalhos CTRL+SHIFT+R e CTRL+SHIFT+T. Bom, para abilitar esta feature use o atalho ALT+SHIFT+B.

Outra feature bem bacana, é a Format Edited Lines on Save, que se encontra nas preferences no menu Java > Editor > Save Actions. Bem útil isso ai. Sem contar as diversas melhorias no editor de código, code assists, etc. Tem features novas pra caramba, quem quiser saber mais de uma olhada no revision notes.

Infelizmente, apesar de existir já um download específico para Linux AMD 64bits, o velho problema conhecido desta plataforma com Java6 ainda existe, não sei bem de quem é a culpa, mas espero que isso se resolva no update 10 do JDK6 (que ainda está em Beta). Bom, não sei quantos sabem mas existe uma solução paleativa para isso que é adicionar um paramentro no arquivo eclipse.ini, logo abaixo do parâmetro -vmargs que é:
-XX:CompileCommand=exclude,org/eclipse/core/internal/dtree/DataTreeNode,forwardDeltaWith

Contudo, o que pude perceber mais uma vez, é que todo o processo de importação do antigo workspace continua bem clean. Bem bacana mesmo.

Gostaria também de parabenizar o desenvolvedores do Eclipse, os quais mais uma vez entregaram o projeto dentro do prazo e com alta qualidade. E isso como todos sabemos é difícil hein...

Um comentário:

Jeveaux disse...

Caramba Jujo, essa do ALT+SHIFT+B matou a pau, valeu muito pela dica!!!