terça-feira, 29 de julho de 2008

Cuil - Fim do Google?

Calma... o google não vai acabar! Depois do susto, agora você pode voltar a respirar. =)

Eu estou falando de uma empresa que está tentando se levantar contra o google na hegemonia de Search Engines, uma empresa cheia de promessas chamada Cuil (lê-se cool).

Esta nova Engine promete ser melhor, e indexar mais páginas que o Google e que a engine da Microsoft, e com um diferencial, que uma engine de ranking de consultas, além de procurar o que vc digitou, ela tenta descobrir o que é mais relevante com context, etc etc... enfim, não há como saber exatamente o que tem de tão revolucionário nisso, porque também isso deve ser segredo de negócio.
Algumas notícias:
IOL
MindTree

Com alguns simples testes que fiz aqui, não fiquei nem um pouco contente com a search engine deles. Primeiro procurei por PortalJava e não achou o site do portal. Depois procurei por meu nome, e não achou as coisas que normalmente aparecem, como é o caso do portaljava deste blog e outras coisas. Enfim, se eles querem mesmo entrar nesta briga, estão deixando muito a desejar, ou melhor, precisam mostrar alguma coisa =)

Mas enfim, fico no mínimo contente de ver alguém se levantando contra uma gigante sem ser outra gigante como é o caso da Microsoft com sua engine de buscas que, temos que concordar, já nasceu morta.

Outra coisa importante é ver o quão dependente do Google estamos hoje, seja com o buscador, seja com email, google maps, google docs, chat, etc. Até por isso que derrubar o google não é uma tarefa tão fácil, sem contar nossos aplicativos (no caso dos desenvolvedores) que estão cada vez mais integrando serviços do google, o que realmente é o negócio deles hoje.

Será que estamos vendo mais uma vez um ciclo sendo completado? Hegemonia Microsoft, deu lugar ao Google, que deu lugar... (mais no próximo capítulo =] )

Um comentário:

Anônimo disse...

tambem não gostei do Cuil.com como Search Engine... ele não acha palavras juntas, não tem como fazer buscas por imagens, Web, noticias...
, ainda não tem muita coisa do brasil

de tudo que procurei ele acha mais o que não estava procurando... mais tem a palavra que pesquisei ^^


estou contente de ter uma nova forma de pesquisa, já que nossas opções são poucas... a maioria dos sites de busca usam a google e yahoo como referencia então não tem muita diferença


ok

minha nota pelos sites
Cuil: 7
google:8,5
yahoo:7,5