terça-feira, 5 de junho de 2007

Rodando mais de um Jboss na mesma máquina

Bom, hoje precisei rodar dois jboss numa mesma máquina com aplicações diferentes neles para alguns testes, apesar de no final eu ter descoberto que para as aplicações que precisava não iria dar certo, a não ser que eu modificasse o código das classes principalmente as que fazem lookup de ejb. Mas enfim, depois de pesquisa daqui, pesquisa dali, testei e funcionou, pena que não especificamente para o que eu queria, mas segue ai o que é necessário fazer:
(ressaltando que JBOSS_HOME é o diretório de instalação do Jboss, o Jboss que estou usando é o 4.0.3)

  • Para mudar apenas a porta do Tomcat no JBoss, modifique o arquivo:
    • JBOSS_HOME/server/default/deploy/jbossweb-tomcat55.sar/server.xml
      • Troque a porta de 8080 para, por exemplo, 8081
  • Para alterar o JBoss modifique os seguintes arquivos:
    • JBOSS_HOME/server/default/conf/jboss-service.xml
      • WebService - modifique a porta 8083 para, por exemplo, 18083
      • Naming-Service - modifique a porta 1099 para, por exemplo, 11099
      • RmiPort - modifique a porta 1098 para, por exemplo, 11098
      • RMI/JRMP - modifique a porta 4444 para, por exemplo, 14444
      • PooledInvoker - modifique a porta 4445 para, por exemplo, 14445
    • JBOSS_HOME/server/default/deploy/jms
      • ServerBindPort - modifique de 8093 para, por exemplo, 18093
Bom, esta configuração abaixo eu não tenho certeza se é necessário, mas por via das dúvidas vou colocá-la aqui:
    • JBOSS_HOME/server/default/conf/jboss-minimal.xml
      • Naming-Service - modifique a porta 1099 para, por exemplo, 11099
      • RmiPort - modifique a porta 1098 para, por exemplo, 11098

Espero ter ajudado, qualquer comentário, ou sugestão, ou outra dica, favor postar que adiciono no post.

Valeu.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
paulojeronimo disse...

Oi Juliano!
Tava procurando se alguém já tinha escrito sobre JBoss em cluster no Brasil e passei pelo teu site... Olha: não precisa complicar tanto para rodar duas instâncias do JBoss na mesma máquina. Veja este vídeo!
[]s! PJ

Unknown disse...

Olá Paulo,

muito boa esta dica! Valeu.

Realmente eu achava que tinha uma maneira mais simples de fazer este cluster, sem ter que garimpar nos milhares de xml do jboss, só não sabia como e onde achar este tipo de informação =)

Então as portas não conflitam?
Uma pergunta de curiosidade caso volte a ler aqui: Existe outra maneira de rodar mais de um jboss "single" na mesma máquina sem as portas se conflitarem? Ou isso só funciona para o cluster?

Mais uma vez obrigado!

Unknown disse...

Opa sei que o topico e um pouquinho antigo mas a duvida que eu tenho nao consigo solucinar em lugar nenhum. Como funciona o cluster nas VMs ( rodando o Jboss ) como se da esse processo ???? alguem sabe responder?




Abraco

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e