quinta-feira, 3 de maio de 2007

Como começar e como manter o foco

Este post foi motivado por este post.

Manter o foco no começo é meio complicado, principalmente para aqueles que são "fuçadores", normalmente o cara sabe lidar com hardware, instalar programas, configurar, alguma coisinha de redes, alguma coisinha de programação e com isso também algumas coisas sobre Banco de Dados, o famoso "micrero". Antes de explanar sobre isso, queria deixar claro que quanto maior seu conhecimento melhor, quanto mais você conhecer melhor, pois ser extremamente especialista não é bom.

Nesta área de TI, temos muitas especialidades que requerem muito estudo para cada. Vamos citar duas, Desenvolvimento e Suporte (servidores, rede, etc). Estas duas áreas, podem ser consideradas "Macro áreas", pois dentro de cada área tem muitas subdivisões. Quando uma pessoa começa a trabalhar (quer deixar de ser micrero para virar um profissional de verdade) fica meio perdido sem saber pra que lado seguir, por isso antes de mais nada você precisa definir exatamente que lado quer seguir.
Digamos que você quer desenvolvimento. Ok, agora precisamos definir qual liguagem você irá adotar como a principal. Particularmente, acho necessário ter uma principal senão você não deixará de ser um micrero =) , porém você precisa aprender mais liguagens com certeza, para não ser uma ferramenta de uma única utilidade. Além de uma linguagem de programação, você precisará ainda interagir com banco de dados (quase que 100% das aplicações precisam). Então você acaba tendo que aprender SQL, um pouco de linguagem para escrever procedures e functions no banco de dados que você for trabalhar. Porém, é aqui que muitos desenvolvedores se perdem, muitos começam a partir para estudos aprofundados do banco de dados. Para isso existe um especialista chamado DBA. Normalmente um DBA, sabe tanto de banco de dados, como de infra-estrutura e um pouquinho de desenvolvimento. Porém não é trabalho de um desenvolvedor saber dessas coisas. (mas lembre-se do que falei antes de começar este texto.) Digamos então que você escolha Java para sua linguagem principal, você já terá muito estudo pela frente, porém, lembre-se de conhecer outras principais no mercado, como a plataforma .Net (C# de preferência), e ao menos alguma outra, uma emergente se possível, como o Ruby nos dias de hoje, ou ainda outra de sua preferência. Contudo evite aprender coisas que estão saindo de uso, principalmente no começo de sua carreira. Caso seja necessário depois, será bem mais fácil para aprender, no começo só irá confundir.
Concluindo, defina uma macro-área, especialize-se na MACRO AREA, assim que você se sentir seguro o suficiente, ou seja, estiver trabalhando com tranquilidade com isso, então parta para avançar em seus estudos. Normalmente leva-se no mínimo uns 3 anos para isso, então tenha paciência e aprenda o máximo que você conseguir, sem perder muito o foco.

Espero com este email ter ajudado um pouco, com minha pouca experiência. Pode ser que eu esteja errado, porém isso hoje me parece o mais correto. Qual sua opinião sobre o assunto?

------
devido ao primeiro post abaixo resolvi editar este post, e adicionar o link a este site:
http://mundo.it/blog/
Para mais artigos sobre esse assunto pesquisem por Carreiras, tem muita coisa legal.
Obrigado Yuri.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juliano,

Seu conceito de macro-área é bom, bate com um conceito similar que costumo usar nas palestras. Nelas, a pergunta mais comum feita pelos profissionais é "O que devo ser: generalista ou especialista?" A resposta ao dilema de generalizar x especializar passa sim pela sua sugestão.

No meu caso, passei 4 anos em desenvolvimento, 3 anos em redes, 3 anos em engenharia de sistemas e 3 anos em gerência de projetos. As duas primeiras foram a base pra eu entender que a terceira também é uma macro-área :) E que a quarta não necessariamente é uma evolução das outras.

Dê uma olhada em um dos posts antigos do Mundo.IT ("Carreiras em TI - Índice") pra ver como eu separo isso. Traduzindo a sua terminologia pra minha,

- macro-áreas em TI = profissões em TI
- suas subdivisões = minhas especializações

Gosto tanto desse assunto que criei o blog pra falar especificamente sobre ele :)

Abraço,

-- Yuri

Unknown disse...

Yuri,

bem bacana seu site. =)
A minha idéia foi justamente para ajudar o pessoal qeu está começando, que fica completamente perdido como eu fiquei, queria dar alfinetada em tudo que era lugar mas em nenhum com força suficiente.
Por isso o foco no começo é bem importante, porém, após certo tempo é bom aprender mais coisas para não ficar estagnado.

Li seus artigos muito bons!
Valeu

Anônimo disse...

é jujao!! cada dia mais metidinho neh!!!
abraços man!