Estava lendo um post que veio pela newsletter do javalobby, que achei muito interessante e me fez pensar em algumas coisas.
Resumindo, a conclusão principal do post é: "Não adianta ter anos de experiência em [coloque-aqui-o-que-quiser] da forma errada.", ou seja, muitas vezes os anos de experiência são substituidos pela teoria (sem a prática), esta qual pode ser adquirida de várias maneiras.
Meio confuso não?! Vou tentar explicar um pouco melhor. Nos post do Jurgen Appelo, ele cita a questão da Lobotomia, e cita as seguintes frases, que tentei achar no wikipedia em português, porém as descrições não eram tão boas quanto as em inglês, então traduzo abaixo:
A Lobotomia, ou Leucotomia, que envolve o corte das conexões do Cortex Frontal, foi usado em alguns milhares de pacientes por todo o mundo durante o século 20, o que ocasionava uma mudança de comportamento, com o intuito de "curar" pessoas com esquizofrenia, e depressão profunda. Hoje este procedimento é considerado como "um dos maiores e mais bárbaros erros praticados pela medicina"Jurgen faz uma pergunta após isso: "Você ainda ficaria impressionado com médico com mais de 20 anos de experiência em Lobotomia?"
O que me chamou atencão neste post foi justamente nunca ter parado para pensar sobre isso, e nunca ter feito uma comparação deste tipo. Realmente, 20 anos fazendo a coisa da maneira errada, vale mais que 1 mês fazendo da maneira certa? Isso nos remete também aquele outro post sobre A Fábula dos Porcos Assados.
O que ele ressalta ainda no post, é que a sua experiência como desenvolvedor não importa muito quanto aplicar a técnica ou tecnologia certa para resolver o problema, agora faz mais sentido aquela analogia de "Para quem só tem um martelo, tudo parece prego."
Outra frase de grande impacto citada por Jurgen, é a seguinte:
"Professionals don't match problems with their experiences. They match them with their knowledge."
tradução livre:
"Profissionais não usam a experiência para resolver os problemas. Eles usam o conhecimento para resolver os problemas."
Isso não quer dizer que você deva ficar em casa lendo livros sobre tudo que você saberá fazer tudo, mas diz que a experiência não diz muita coisa, se junto com ela não vier o conhecimento, e principalmente o conhecimento do correto.
Sem dúvida uma opinião um pouco radical, mas sem dúvida cheia de verdades. O que acha você? Pronto para uma lobotomia? Conheço uma pessoa cheia de experiência! =)