quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MiddleManagers podem salvar sua empresa

Estava lendo o blog do Joel on Software e me deparei com artigo que ele escreveu para a Inc.com.

O artigo, intitulado How Hard Could It Be?: How I Learned to Love Middle Managers mostra pela sua própria experiência que acreditar em tudo o que lê, e em todo o Hype sobre gerenciamento de projetos e empresas de software, pode ser desastroso. Ele empregou em sua empresa um modelo com o mínimo de hierarquia possível, pelo que entendi tem no máximo 3 níveis de hierarquia, e uma política de "portas abertas", e a equipe inteira é composta por profissionais com o título Member of Technical Staff.

Sobretudo, ele mostra que um modelo sem muita hierarquia é ótimo, porém este por sí só, não basta, é necessário empregar outras ferramentas para ajudar no gerenciamento, e uma delas é o MiddleManager.

Este "Middle Manager" pode ser interpretado como o "Homem do meio campo" =), que na verdade não vem a ser um gerente de projeto, mas aquela pessoa, eleita pela equipe ou pela gerência, como porta-voz, ou um meio de contato entre as duas partes, mas mesmo com isso, a possibilidade do nível mais baixo chegar direto para conversar com o nível mais alto existe, e é aplicada. Esta pessoa serve para falar coisas mais delicadas, ou para intermediar quando necessário pro alguém que não é muito bom com palavras.

Efim, é um artigo bem interessante e atual. Quem puder leia.

abraços.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado