terça-feira, 7 de agosto de 2007

The Dark Tower - Finished

Este post é um useless post.

Terminei ontem o último livro da série a Torre Negra do autor Stephen King. Foram 7 livros, mais de 4000 (Quatro mil) páginas, de uma história envolvente, muito bem bolada, que te transportava para um mundo (vários mundos) cheio de aventuras e particularidades.

Stephen King (site oficial, wikipedia) é muito conhecido por ser o mestre do Terror/Suspense, muitos dele nem tanto terror e suspense assim, diria que ele é um autor bem completo, passando por Suspense, Terror, Drama, Aventura, Épico. Mas queria deixar claro que seus filmes não são um terror do tipo "Massacre da Serra-Elétrica", ou muito menos aqueles filmes de terror de adolescentes americanos, ou como dizia um amigo (que trabalhou na Wise comigo em Curitiba) o Marcão, "filme de galerinha" =).

Algumas obras de Stephen King são muito conhecidas, alguns já clássicos, outros bem contemporâneos, como O Iluminado (The Shining com duas versões), A coisa (It), Um sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption), À Espera de um Milagre (The Green Mile), A Mansão Marsten (Salem´s Lot), A tempestade do Século (Storm of the Century - que é continuação do Salem´s Lot), Conta comigo (Stand By Me), Cemitério Maldito (Pet Sematary), Carrie a Estranha (Carrie), Christine (Christine) esses que lembrei agora de cabeça, mas existem muitas obras mesmo, deste grande autor, muitas delas transportadas para Televisão e Cinema.

Bom, já deu pra perceber que sou um grande fã de Stephen King. Apesar de não ser fanático, este Livro A Torre Negra, é sem dúvida a grande obra dele, até mesmo reconhecida assim por ele. Um aspecto interessante de se observar nas obras de Stephen King, é que todas, mas muito mais principalmente esta, estão interligadas, ou tem algum personagem ou faz referência a outras de suas obras. Por isso não se surpreenda, caso você comece a ler esta história e achar que já viu/leu algo assim em outra história de King. Afinal, o mundo é uma roda. =)

A idéia original da história surgiu de um poema épico do século XIX de Richard Browning chamado Childe Roland A Torre Negra Chegou (Childe Roland The Dark Tower Comes). Porém sua história também foi baseada no universo Imaginário de J. R. R. Tolkien, lendas como a de Rei Arthur e seus cavaleiros, usando ainda muitas referencias atuais (ao mundo atual), e ao Faroeste.

Eu resumo esta história como uma intersecção (ou por que não mistura?) de Senhor dos Anéis e de Matrix. Se você conseguir pensar em misturar tais coisas.

O principal personagem desta história é chamado de Roland, o qual é um Pistoleiro. Os pistoleiros são uma estirpe quase extinta, e eles são, digamos assim, os guardiões do Mundo. A Torre Negra, o objeto de maior desejo e o principal objetivo deste pistoleiro, está no centro de todos os mundos, e estes mundos são sustentados por Feixes de Luz, que são interligados no centro pela Torre Negra. Os mundos são ameaçados pelo Rei Rubro (Le Roy Russe), e por seu fiel mago, que assume vários nomes e formas, durante toda a história, uma delas é o Homem de Preto. E a história da Torre Negra, é iniciada assim:

"O Homem de Preto fugia pelo deserto. E o pistoleiro ia atrás."
A partir desta singela frase, um mundo (vários mundos) tomam forma, e personagens nascem e morrem. Há muita morte (menos pra você pistoleiro), sangue, aventura, drama, tensão, amor, paixão, lealdade, aprendizado, ódio, raiva, inteligência, brincadeiras... Realmente uma história completa.

Para quem gostaria de se aventurar com esta magnífica história, eu preciso dizer antes mais umas coisinhas. O primeiro livro, foi escrito em 1970, quando o autor ainda era um estudante universitário, e o segundo livro foi sair apenas em 1987 quando o autor, já estava mais maduro. Por isso se você não gostar do primeiro livro, leia-o inteiro mesmo assim (são apenas 200 páginas), então leia o segundo, se logo no começo você não gostar da história, dai sim, você poderá desistir, mas não antes disso OK?!

Além dos livros, no começo deste ano saiu pela Marvel Comics os quadrinhos do Pistoleiro chamado A Torre Negra (claro!).

Bom, pra finalizar uma lista dos livros da série a Torre Negra:
  1. Volume I: O Pistoleiro (The Gunslinger)
  2. Volume II: A Escolha dos Três (The Drawing of the Three)
  3. Volume III: As Terras Devastadas (The Wastelands)
  4. Volume IV: Mago e Vidro (Wizard and Glass)
  5. Volume V: Lobos de Calla (Wolves of Calla)
  6. Volume VI: Canção de Susannah (Song of Susannah)
  7. Volume VII: A Torre Negra (The Dark Tower)
É... infelizmente é isso, me despeço hoje do Pistoleiro e de seu ka-tet e de sua busca (eterna). Não sei se queria mesmo que chegasse ao fim. É muito boa a história, e era bom sempre ter algo pra ler que fosse realmente agradável. Realmente, o que satisfaz é a busca e não o resultado da busca. =)

Longos dias e belas noites a todos!

Um comentário:

Projeto 19 disse...

Está no ar o mais novo portal brasileiro sobre a série de livros do escritor norte americano Stephen King, A Torre Negra: www.projeto19.com

No "projeto 19" você poderá encontrar inúmeras informações, tais como: cidades, personagens, termos usados na série, downloads de papeis de paredes, protetores de tela, músicas, vídeos, historias em quadrinhos. Além disso o site conta também com matérias especiais sobre: o numero 19, os guardiões dos feixes de luz, a vida no velho oeste de verdade... Isso tudo e muito mais. Esperamos que goste. E desculpe-nos pelo incomodo.

Longos dias e belas noites.

© 2007 - Equipe "Projeto 19"
Todos os direitos reservados