quinta-feira, 5 de abril de 2007

XPTO-Driven Design

A cada dia que passa, surge uma nova metodologia, algumas como:
- Test-Driven Design
- Model-Driven Design
- Specification-Driven Design
- etc...

O que me vem a cabeça vendo tudo isso hoje, é simplesmente que: isso tudo já existe, você já faz tudo isso, porém alguém, aproveitando-se da "onda" lança um nome para um modo de fazer as coisas, que eu acho que mais confundem do que ajudam. Ou seja, você já faz isso, já usa isso no seu dia-a-dia, porém, você apenas não batizou o esquema. É igual a dar nome pro seu pênis =)
Verdade, eu fico impressionado porquê a galerinha tem imaginação pra caramba.
É claro que cada projeto requer um tipo de abordagem pra se chegar no resultado final, o que não pode é forçar uma abordagem porque ela está em alta. Hoje, a que mais se fala é Model-Driven Design, bem bacana, faça seu modelo consistente e depois trabalhe o resto (simplóriamente). Eu não estou aqui dizendo que isso está errado, que a metodologia está errada, apenas o que quero dizer é que as vezes o marketing pode atrapalhar desenvolvedores, porque se você ouve muito falar em uma coisa, com certeza, você irá querer conhece-la e na maioria dos casos aplicá-la. Muitas vezes adaptando o projeto a metodologia, e não escolhendo a melhor metodologia para o projeto.
Esse é o meu maior medo quando ouço falar de uma coisa nova deste tipo.
Sei que esse post, pode ter ficado meio desconexo, com frases meio soltas, o que acontece é que na verdade ainda não formei uma opinião real sobre isso, e sim, estou divagando sobre o assunto enquanto escrevo, por isso gostaria de mais opiniões sobre o assunto.
O que acha sobre isso?

Um comentário:

Chiba disse...

Acho interessante darmos nome para as coisas, mas não para os pênis, culpa da sociedade moderna. Imagina, as mulheres modernas já sofrem um monte para fazer a ligação da cara do cara com o nome do cara, do nome com o telefone, do telefone com o tamanho do pau... e agora querem começar a dar nome para os paus, as mulheres vao ficar loucas.

Imagina se além de lembrar dos nomes das nossas mulheres começarmos a decorar também o nome de suas bucetas (bucetas?? grosseiro..) digo, periquitas...

Amor, adoro sua buceta! Ai lindo, e eu adoro seu pau!

A vida é simples, mas tem gente que complica...